Preciso crer para aromaterapia funcionar?
Ao contrário de algumas terapias onde o tratamento só funciona se você acreditar nele, a aromaterapia funciona independentemente disso.
É claro que quando a gente acredita verdadeiramente que algo vai nos curar, o nosso próprio organismo encontra mecanismos para facilitar essa recuperação. Um exemplo disso, é o famoso efeito placebo, onde a pessoa supostamente inicia um tratamento para tratar alguma condição, mas na verdade foi a crença de que iria se curar que a faz ter uma melhora.
No caso da aromaterapia a ciência vem para validar o que há tempos já se observava: o poder das plantas e principalmente dos Óleos essenciais.
Hoje é possível encontrar diversos estudos mostrando como os óleos essenciais são eficazes em diversas condições, e em sua maioria relacionadas com a psiquê como: ansiedade, depressão, estresse, e etc.
Vamos entender como funciona isso tudo na prática?
Os óleos essenciais são substâncias químicas, assim como os medicamentos convencionais, porém com a gritante diferença de serem produzidos NATURALMENTE pelas plantas e por não apresentarem os efeitos colaterais indesejados, como acontece frequentemente com os alopáticos.
Eles atuam em nosso organismo através da inalação, e também pelo uso tópico, lembrando que esse último precisa estar atrelado a uma base carreadora para que seja feita a aplicação segura.
A sua atuação nos levam a mudanças internas que poder ser percebidas em alguns casos de imediato e em outros ao longo de um tempo de tratamento.
O uso de óleos também está acessível a todos. Se tivermos sempre em mente que na aromaterapia menos e mais, respeitarmos a quantidade recomendada, usando com moderação e cautela, e sempre que possível buscando informações e orientações de um profissional capacitado, é possível se beneficiar dessa maravilha da natureza.