Por que os óleos essenciais funcionam?
Os óleos essenciais ainda podem ser um mistério para muitas pessoas, e isso se dá devido ao fato de estarmos acostumados com o uso de alopáticos para tratar nossa saúde. Portanto, acreditar que algo usado no ambiente via inalação trará algum efeito na saúde é um pouco abstrato.
Para entender a ação dos óleos essenciais é preciso entender também como funcionam algumas partes do nosso corpo.
Olfato:
Somos afetados pelos aromas desde os primórdios, e há indícios de que algumas percepções são inatas do ser humano através da genética, como a capacidade de identificar o perigo através do cheiro. Ex: cheiro de fumaça, comida estragada, etc.
Os aromas por si só possuem a capacidade de mudar o nosso estado de humor, de nos agradar ou nos irritar a ponto de causar uma dor de cabeça, por exemplo.
Porém os óleos essenciais são capazes de mudar não apenas nosso estado, como também afetar nossas emoções e desencadear reações químicas em nosso corpo, e tudo isso através da inalação.
Isso porque cada óleo essencial possui uma composição única de princípios ativos que atuam tanto de maneira individual, quanto através da composição completa dele. Os óleos são formados por ativos químicos como álcoois, aldeídos, fenóis, e etc. E, ao inalar um óleo essencial, essas moléculas químicas acessam nosso sistema límbico responsável por emoções e reações mais primitivas do nosso corpo e, através delas, atuam no nosso organismo. Portanto, conhecer a ação dos componentes químicos nos dará a noção de qual óleo essencial utilizar para qual finalidade.
Exemplo: a lavanda possui grande parte de linalol e acetato de linalina, e são essas substâncias que, ao entrar em contato com nosso corpo, nos promovem relaxamento, favorecendo o sono e amenizando ansiedade e agitação.
Via dérmica:
Através da nossa pele, também somos capazes de absorver substâncias externas. Possuímos uma camada protetora natural, a qual impede que invasores indesejados ataquem nosso sistema imunológico.
Porém os produtos utilizados sob a pele podem ajudar ou atrapalhar essa sua função natural.
Nossa pele possui poros, pois através deles ocorre a transpiração, uma das formas do nosso corpo eliminar toxinas. Através dos poros também ocorre a absorção de substâncias como cremes, sabonetes, óleos, etc.
No caso dos óleos essenciais, quando utilizados diluídos em bases carreadoras, penetram na nossa pele, acessando as camadas mais profundas, chegando a nossa corrente sanguínea e se espalhando por todo o organismo, e, após isso, os princípios ativos dos óleos atuam no nosso corpo, agindo de diferentes modos de acordo com as propriedades terapêuticas de cada óleo.
Conhecer a química por trás dos óleos essenciais é o que nos dá a capacidade de indicar algum óleo específico para tratar determinada condição.
E é exatamente por causa desse arranjo químico que óleos essenciais funcionam.
Lembrando que é de extrema importância para o tratamento com óleos essencias que eles sejam puros.
Aqui na raizar vocês encontram óleos de qualidade, 100% naturais e puros.
Conheça nosso site:
www.raizar.com.br